5 (boas) razões para treinar o inglês com música + exercícios no final

Quem aqui não gosta de ouvir uma boa música? E se der pra estudar, aprender e se divertir ao mesmo tempo então, melhor ainda, não é mesmo?

5 (boas) razões para treinar o inglês com música + exercícios no final

Pensando nisso, a Bilingual Now decidiu cooperar com seus estudos no inglês e produzimos algumas músicas pra vocês treinarem em casa mesmo. Se faltavam motivos para estudar em casa, agora não faltam mais! Vamos te ajudar!

 

Veja a seguir 5 boas razões pra estudar inglês com música:

 

1 – Pronúncia.

Muitas pessoas não gostam de considerar música para praticar pronúncia, porque temos a famosa ‘licença poética’ que permite aos cantores alterar algumas palavras para o bem da rima. Mesmo com essa exceções, acredito que praticar inglês com musica foi o que mais me ajudou a ter uma pronúncia mais limpa e menos ‘abrasileirada’. Vejam bem, estou falando de pronúncia, não de sotaque. Ter sotaque de brasileiro é lindo e conta nossa história, mas isso é tema pra outro artigo.  J

 

2 – Vocabulário: Estudar com música é excelente para adquirir novo vocabulário. Primeiro, porque precisamos ouvir a mesma palavra váaaarias vezes (ouso dizer em torno de 80 vezes) antes de memorizar e incorporar ela no nosso discurso. Com música não aprendemos o vocabulário avulso. Ele vem dentro de um contexto, ajudando ainda mais a assimilar esse vocabulário com a vida real. E claro, se a música for chiclete, vamos cantar mais de 80 vezes facilmente.

 

3 – Diversão: Ahhh ouvir musica é bom e ponto. Fazer um exercício se divertindo com musicas que gostamos torna o aprendizado mais leve e mais natural. Você aplica as mesmas formas de estudar quando assiste um filme ou uma série de TV. É uma das formas de trazer o inglês dos livros pra vida real.

 

4 – Independência: Depois de começar a analisar, entender e praticar musicas em inglês, você nunca mais vai ouvir alguém dizer ‘nossa, mas eu não sei o que eles cantam, não vou repetir não’. É bem capaz que você se torne o tradutor oficial da turma, explicando o que cada musica canta e ainda tire onda de fluente. Eu amava ouvir Adele no radio e ficar ‘deduzindo’ o que ela cantava. No começo nem tudo estava certo, mas meu conhecimento se destacava perto dos meus amigos que não estavam se esforçando pra trazer o inglês pra vida real.

 

5 – Treinar os ouvidos para situações cotidianas: Ouvir músicas também me ajudou muito a compreender e interpretar expressões do dia-a-dia com  mais facilidade. Quando você conversa com nativos, ou com professores em aula de conversação, muitas expressões da vida real não são ensinadas ou treinadas nos livros com frequência. Ouvir musica em inglês me ajudou a compreender e aplicar com mais facilidade expressões e palavras que alunos do mesmo nível que eu não estavam acostumados a ouvir. E está tudo bem. Na escola de idiomas aprendemos o mais fundamental: construir uma comunicação clara, objetiva e que nos ajude a se sentir mais seguros pra falar. O restante que caracteriza a língua de um país deve ser também adquirido pela imersão cultural que o aluno decide fazer no idioma. E isso vale tudo, filmes, series, documentários, entrevistas com famosos e, claro, as queridinhas musicas internacionais.

 

Dica extra:

Ativação do inglês com mais frequência e facilidade. Mas o que eu quero dizer com isso?

As vezes me pego ouvindo musica em inglês sem estar prestando atenção na letra. Meu foco é a batida da musica e a emoção que essa batida me passa. Quando você começa a estudar inglês com musica, seus ouvidos ficam mais sensíveis às letras da musica automaticamente. Você passa de ouvinte ‘passivo’ para um ouvinte ‘ativo’. Quando toca musica no radio, você já reconhece palavras e frases com mais frequência. Quando ouve um filme com legenda já não se irrita com os atores falando em outra língua e até arrisca corrigir as legendas que não são tão precisas conforme o que ouve. Esta atenção ativa ao idioma é excelente principalmente para quem quer ter experiências de inglês na vida real. Como um intercambio ou uma reunião em equipe. O esforço que você faz pra entender tudo que está sendo falado é menor, e com palavras chaves você consegue compreender boa parte do que a outra pessoa esta falando.

 

Aproveitem as 5 dicas e não use mais desculpas para não estudar inglês aos finais de semana.

 

Pedimos aos nossos seguidores do Instagram sugestões de músicas e artistas que eles mais gostavam para ajudar a gente a montar exercícios de inglês para vocês. E para ajudar ainda mais nessa jornada do aprendizado, segue aqui as 7 mais votadas! O download do PDF é gratuito. Baixe, imprima e estude muito esse final de semana!

Baixe aqui seu PDF para estudar inglês com música

Rumo à um Brasil bilíngue. Faça sua parte, a gente está fazendo a nossa. 

 

What's Your Reaction?

like
9
dislike
0
love
1
funny
2
angry
1
sad
0
wow
0