Como evitar o vício por tecnologia?

No vídeo e texto de hoje, a nossa aluna e psicóloga Mariana Fontana nos conta um pouco mais sobre o vício em tecnologia e redes sociais. Ela também nos dá dicas de como diminuir o tempo gasto no telefone. Boa leitura.

Como evitar o vício por tecnologia?

HOW TO PREVENT PHONE ADDICTION

 

Nesses últimos tempos, devido a pandemia, com o trabalho home office, a tecnologia entrando em todas as faixas etárias, até no ensino remoto, para as crianças, o que já era uma tendência, acelerou muitos anos e agora estamos conectados com a internet e tecnologia quase 24 horas por dia. 

Se não colocarmos um limite de rotina e horário, com essa nova tendência, vamos deixar de passar tempo com a família, ignorar a vida pessoal e social.

As crianças, e as pessoas de uma maneira geral, passaram a ter mais problemas de visão, devido ao alto uso da tecnologia, para o trabalho, e muitas vezes também em seus momentos de lazer.

Quando você joga um jogo, por exemplo, você ativa pequenos objetivos, causando no seu cérebro, alguns lances de dopamina, e eventualmente, quando ele te mostra novos conteúdos, com novos lances de dopamina, e juntos criam o que é chamado de compulsão, como igual de um vício de nicotina, ou cocaína.

Muitos jovens, já substituíram ler um livro, sair com os amigos, por algum jogo, ou para matar o tédio. É daí que se criou um novo termo, chamado de  nomofobia, que é o medo ou ansiedade de não poder usar o aparelho, ou qualquer outro dispositivo inteligente.

Além disso, há outros aspectos negativos, como, por exemplo, a falta de privacidade, pois qualquer pessoa pode visitar o perfil de outra, o aumento de criminalidades, e o isolamento, que faz com que as pessoas só consigam se relacionar com outras virtualmente.

Sintomas de abstinência devido ao vício em smartphones quando você tenta reduzir são: Ansiedade, raiva, irritabilidade, dificuldade de concentração, problemas de sono e até depressão.

A pessoa começa a se sentir mal, quando fica longe do aparelho, como se tivesse a sensação de estar perdendo algumas informações importantes. O uso abusivo desses aparelhos, pode causar diversos problemas de saúde, relacionados à sociabilidade e a questões mentais e comportamentais.

Contudo, há, é claro, aspectos positivos, como, por exemplo, a facilidade de comunicação e acesso à informação.

Sugerimos uma desintoxicação digital, para que a pessoa se conecte com o mundo real.

 

Eu vou mostrar algumas dicas de como melhorar seus hábitos:

  • Defina metas para quando você pode usar seu smartphone. O que vai fazer, quando e por quanto tempo. Se limite a realizar somente essa tarefa.
  • Desabilite as notificações. Você tem uma função, que desabilita, e vê na hora que tiver tempo. O fluxo constante de mensagens e informações de um smartphone pode sobrecarregar o cérebro e tornar impossível a capacidade de concentração e criatividade, e pode afetar até a memória.

  • Desligue o telefone em certas horas do dia, como quando você está dirigindo, em uma reunião, na academia, jantando ou brincando com seus filhos. 

  • Não leve seu telefone ou tablet para o banheiro e para a cama. A luz azul emitida pelas telas, afeta diretamente a  quantidade e a qualidade do seu sono. O ideal é não usar telas, pelo menos duas horas antes de dormir. Desligue os dispositivos e deixe-os em outra sala durante a noite para carregar. Substitua  pela leitura de um livro, meditar, por exemplo, ou aproveitar o momento em família. Você não só dormirá melhor, mas pesquisas mostram que você também se lembrará mais do que leu.

  • Existem alguns aplicativos, que controlam e te mostram, quanto tempo você gasta na sua rede social, nos aplicativos, mostra tudo que você faz, de repente é uma boa alternativa para ter um parâmetro, saber como anda seu vício, que às vezes nem percebemos que temos.
  • Remova os aplicativos de mídia social do seu telefone para que você só possa verificar eles no seu computador. Ficar olhando a vida dos outros, e se comparando a elas de uma maneira desfavorável a você, só vai te deixar mais depressiva.
  • Aceite que, você provavelmente perderá certos convites, notícias de última hora ou novas fofocas. Há tanta informação disponível na Internet, que é impossível ficar por dentro de tudo. Aceitar isso pode ser libertador e ajuda a quebrar sua dependência da tecnologia.

Concluindo o avanço da tecnologia e a popularização dos meios de comunicação facilitam as interações entre os indivíduos. Porém o equilíbrio é essencial para o uso sadio das redes sociais, uma vez que o excesso tende a trazer problemas, como já mostramos aqui.

What's Your Reaction?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0