How to deal with stress

Na conversa de hoje nossa aluna e psicóloga Mariana Cepeda compartilha com a gente diferentes formas de lidar com o stress, para ter uma vida mais leve.

How to deal with stress

Quer assistir essa conversa em inglês? Acesse nosso vídeo no Youtube através do link:

 

How to deal with stress

 

Inicialmente, é importante esclarecer que uma das exigências mais comuns observadas nos consultórios clínicos é o stress. 

O stress é um resultado psicofisiológico que compreende uma reação do nosso corpo, liberando adrenalina e cortisol no sistema nervoso quando estimulado por fatores externos desfavoráveis, tais como uma ameaça, a notícia de um familiar doente, a pressão para melhores resultados no trabalho ou na escola, acumulação de preocupações, dificuldades financeiras, levando ao esgotamento físico ou emocional.

Vale também a pena lembrar que com a pandemia do coronavírus, os casos de stress aumentaram.

Os sintomas de stress são os seguintes: cansaço excessivo, insônia, irritabilidade, dor de cabeça, dificuldade de concentração, temperamento explosivo, problemas de gastrite, depressão, ansiedade, perda de sentido de humor, e baixa auto-estima.

Existem 10 dicas principais para reduzir o stress, são elas:

 

1. Mantenha um caderno para usar como diário

Pense em situações estressantes que você pode viver e imagine como você vai lidar com essas situações. Este exercício te ajuda a antecipar problemas e já se preparar psicologicamente para lidar com eles, quando necessário. 

2. Torne-se mais ativo

É preciso fazer algum exercício físico.Escolha qual atividade te traz prazer e te ajuda a relaxar. Ex: Dar um passeio e ouvir música é uma boa forma de aliviar o stress.

3. Faça uma dieta saudável

As frutas e vegetais são a melhor escolha para ajudar a baixar seus níveis de stress. Elas possuem vitaminas, minerais, fibras, são fáceis de digerir e  fortalecem o seu sistema imunológico, ajudando o seu corpo a lidar melhor com o stress.

4. Tire um tempo para relaxamento e diversão

Determine horários na sua agenda para o lazer. Normalmente usamos nossa agenda somente para coisas que precisam ser feitas, como compras, reuniões, consultas médicas. Mas colocar seu lazer na sua rotina vai te ajudar a enxergar sua estabilidade emocional como prioridade.

 5. Tenha ligações fortes com as pessoas

Nós precisamos viver em sociedade para conseguir lidar com os nossos problemas. Construir relações com pessoas em quem se pode confiar vai ajudá-lo a ser mais forte em situações difíceis.

Conversar sobre seus problemas pode aliviar muito stress, os seus amigos podem dar uma perspectiva diferente de uma situação que você possa estar vivendo.

6. Durma! 

Dormir repara a sua mente e o seu corpo. A má qualidade do sono pode afetar o seu julgamento sobre um problema e te deixar estressado muito mais rápido.

7. Trabalho é no trabalho. 

Se policie para não pensar tanto no trabalho, ficar de olho nas notificações de e-mails e mensagens do chefe e evite conversar com pessoas que só vão falar disso. Seu tempo fora do escritório deve ser dedicado à sua vida pessoal. 

8. Foque em você

Tire um momento do seu dia, e relaxe, clarifique a sua mente, dê a si próprio tempo antes de reagir. Às vezes 5 minutos respirando fundo, e ouvindo uma música relaxante são o suficiente para te deixar mais calmo e menos estressado. 

9. Pratique a gratitude!

Pense em tudo o que é bom na sua vida. Seu alimento, sua cama, a internet, sua família, filhos, esposa… Pense nas coisas boas que te aconteceram até hoje. Focar no positivo ajuda nossa mente a sintonizar com as coisas boas da vida. Mesmo que seja difícil, sempre temos algo pelo que ser grato. 

10. Obtenha ajuda de um profissional

Se você perceber que mesmo sozinho não consegue se controlar e passa muito nervoso, ou tem muitas crises de estresse, não tenha vergonha em pedir ajuda. Hoje em dia temos a facilidade de atendimentos psicológicos até mesmo de forma online. Cuide da sua saúde mental para que você possa viver bem e ter uma jornada mais feliz. 

 

Mariana Cepeda. 

 

Quer ler mais sobre o assunto e treinar o inglês? Confira os dois vídeos abaixo:

Ways To Reduce Stress - How To Minimize Stress - How To Deal With Stress

Managing Stress: Good for Your Health

What's Your Reaction?

like
0
dislike
0
love
0
funny
0
angry
0
sad
0
wow
0